Black Friday: Brasil x EUA
- Lucas Costa
- 23 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
A Black Friday, um dos eventos mais esperados pelos consumidores que amam descontos e promoções, é uma tradição que se estabeleceu como o pontapé inicial para as compras de fim de ano. Originada nos Estados Unidos, essa sexta-feira após o feriado americano da Ação de Graças (Thanksgiving) tornou-se um fenômeno global que transcende fronteiras. Nesse artigo, vamos entender o que torna a Black Friday tão especial, quando ela ocorre e porque ela conquistou tamanha fama. Boa leitura!

Afinal, o que é a Black Friday? Traduzindo para o português seria algo como "Sexta-feira Negra", é um evento de compras conhecidos por oferecer descontos significativos em uma ampla variedade de produtos. Tanto as lojas físicas, quanto as lojas virtuais buscam participar proporcionando aos consumidores a oportunidade de adquirir itens a preços reduzidos. Essa tradição teve início nos Estados Unidos, na década de 1960 aproximadamente, marcando o início da temporada de compras para o natal.
Entendido o que é a Black Friday, vamos entender quando ela ocorre. Esse evento acontece tradicionalmente no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um dia que os americanos costumam se reunir em família e amigos para celebrar os bons momentos do ano e a companhia familiar, também costumam trocar presentes, fazer brincadeiras e festas. É um momento em que o consumismo americano está em alta. Tendo isso em vista, a Black Friday vem logo após esse dia, pra aproveitar que as pessoas estão consumindo bastante e oferecer novos produtos a preços bem baixos.

A Black Friday é uma tradição de compras que transcende fronteiras, proporcionando aos consumidores a chance de adquirir produtos desejados a preços vantajosos. Sua fama é uma combinação dos descontos significativos e a atmosfera empolgante de compras e a expansão para o comércio online. A última sexta-feira de novembro tornou-se um marco no calendário de compras, mas apenas para os americanos.
Essa última afirmação pode parecer estranha pois nós também temos a nossa Black Friday... Mas, sinto em lhe dizer, ela não faz sentido! Vamos entender isso:
Para a Black Friday acontecer, ela precisa atender um requisito principal: ser após uma época de consumo do país. Sabendo disso, nos Estados Unidos, ela vem após o Dia da Ações de Graça. No Brasil, o feriado em que se assemelha com o dos EUA é o Natal, no final de Dezembro. Ou seja, a nossa Black Friday ocorre antes do principal momento de consumo do país, num momento em que não há nenhum incentivo e motivo para as pessoas consumirem. Por conta disso, a Black Friday no Brasil não funciona como deveria funcionar. Para fazer sentido, ela deveria ocorrer após o período do Natal, que é o feriado onde os Brasileiros mais consomem no ano.
Portanto, não é que a Black Friday não tem como funcionar no Brasil, mas ela precisa ser após a data de natal, aproveitando o momento em que todas as compras como presentes e lembranças já foram realizadas e depois disso oferecer produtos a preços baixos, buscando manter o consumidor gastando. Essa proposta da Black Friday é muito interessante, tanto que deu muito certo nos Estados Unidos e é exemplo para vários outros países, apenas precisamos entender que nosso "calendário de consumo" é diferente e a adaptação da data pode ser a peça que faltava para fazer muitos setores lucrarem mais nessa reta final do ano.
Comments