top of page

Criptomoedas: Pirâmide ou Futuro?

  • Foto do escritor: Lucas Costa
    Lucas Costa
  • 26 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Com seu "boom" em 2021, as criptomoedas se popularizaram em meio a pandemia da COVID-19. Vários bancos e corretoras, que até então não optavam por entrar nesse mercado, decidiram ampliar seu leque e apostar nesse novo mercado. Muitas pessoas também entraram nessa onda, porém, tarde demais. Afinal, você sabe o que são criptomoedas? Para que elas servem e quais são os principais criptoativos? É sobre isso que vamos discutir nesse artigo de hoje. Boa leitura!


ree

Pra início de conversa, vamos entender o que são criptomoedas. Genericamente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro - como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente - com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não é emitida por nenhum governo, como é no caso do dólar ou do real).

Mas como isso seria possível? Bom, Fernando Ulrich, autor do livro Bitcoin: A moeda na era digital, faz uma analogia interessante:

"O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro"

Ou seja, antes da internet, as pessoas dependiam dos correios para enviar uma mensagem a quem estivesse em outro lugar. Era preciso um intermediário para entregá-la fisicamente. Algo semelhante acontecerá com as moedas virtuais no futuro.

"Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa" - explica Ulrich.

OK. Sabemos o que são criptomoedas, mas para que elas servem? Bom, as criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico em si. As três principais funções são servir como meio de troca; reserva de valor; e ainda como unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.


No entanto, as criptomoedas ainda não adquiriram status de unidade de conta, em função da grande volatilidade a que seus preços estão sujeitos por enquanto. Logo, ela ainda é mais uma opção de trade do que em si de investimento.


ree

Sobre os preços, eles são determinados como em qualquer lugar: a boa e velha lei da oferta e demanda. Nas épocas em que as criptomoedas ganham mais atenção, é normal que elas sejam mais procuradas pelos investidores, o que amplia o volume de compras - e consequentemente, os preços tendem a subir.

O site Bitcoin.org também explica: "Há somente um número limitado de bitcoins em circulação e novos Bitcoins são criados em uma taxa previsível e decrescente, o que significa que a demanda deva seguir este nível para manter seu preço estável".


E sobre nomes, as principais criptomoedas existentes hoje são: Bitcoin; Bitcoin Cash; Ethereum; Tether; Ripple; Litecoin. Cada uma dessas possui uma história, forma de mineração e tamanhos diferentes, mas em geral, seguem aquela mesma regrinha que comentamos no começo do artigo.

Pra finalizar: criptomoedas são esquemas de pirâmide ou realmente são o futuro? Para responder isso é preciso esperar muitos anos e analisar como as grandes economias vão se comportar em relação a esse novo tipo de moeda. Diversos estudos estão sendo feitos para analisar a viabilidade do uso dessas criptomoedas em mercados reais e como fica a questão energética caso as medidas de adesão sejam tomadas pelos países (tendo em vista que a mineração é feita através de megacomputadores que utilizam muita energia).


Enfim, para nós cabe apenas esperar o desenrolar dessa história, porém, pelo artigo você consegue ver que, a princípio, todo esse projeto tende a ir por água abaixo. No entanto, é recomendado que busque um especialista ou corretor caso queira entrar nesse mercado de criptomoedas.

Bons negócios!

Comentários


bottom of page