top of page

O básico sobre Ações

  • Foto do escritor: Lucas Costa
    Lucas Costa
  • 3 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Nos últimos 5 anos o Mercado Financeiro virou moda no Brasil. Muitas pessoas se interessaram pelo assunto e pela forma de fazer o dinheiro gerar mais dinheiro. Não atoa, o número de investidores brasileiros na b3 quase quadriplicou nesse tempo. Em 2016, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o número de investidores no Brasil era de aproximadamente 564 mil, agora é de 5.84 milhões. Com um mercado fervendo a cada dia mais, é preciso ao menos conhecer o básico desse nicho. Por conta disso, o tema Ações não pode ficar de fora do nosso blog. Confira abaixo quais são as principais características e se ela é ou não o seu perfil.


Conceito

Ação é uma fração negociável em que se divide o capital social de uma empresa. Ou seja, é um valor mobiliário que representa o capital social de uma companhia aberta, uma vez que seus títulos são negociados em bolsa de valores.

Essa companhia aberta está sujeita a uma série de exigências legais, sendo obrigada a divulgar informações sobre seu desempenho para conhecimento de seus acionistas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), visto como ela pretende captar recursos financeiros junto ao público e a seus acionistas.


Tipos de ações

Ações ordinárias (ON - que têm direito de voto nas deliberações da assembleia geral da companhia) e Ações preferenciais (PN - não é obrigatório a utilização desse direito).

A cada ação ordinária corresponde um voto nas deliberações da assembleia geral. As ações preferenciais atribuem ao acionista preferência no pagamento de dividendos, ou seja, ele recebe proventos antes dos detentores das ações ordinárias.

As empresas cotadas em bolsa podem emitir diferentes tipos de ações. Algumas recebem a classificação A, B, C, ou alguma outra letra, conforme objetivos específicos. Cabe a empresa criar quantas classes de ações desejar.


Preço

O preço de uma ação em bolsa depende das condições de mercado (famosa oferta e demanda). Por outro lado, essas condições são criadas pelas condições estruturais e comportamentais da economia do país e também pelo desempenho econômico da empresa.



O cenário atual é que o número de investidores aumente no país. Antes o que apenas corretoras faziam, hoje existem bancos e diversas plataformas que possibilitam que qualquer pessoa, de qualquer classe econômica invista a partir de R$1. Essa facilidade de investir permite que as pessoas se planejem melhor financeiramente no curto e no longo prazo. Conhecer os produtos do Mercado Financeiro é de extrema importância para realização de bons investimentos e uma possibilidade de atingir uma alta lucratividade. No artigo abordamos os conceitos mais básicos, o primeiro degrau. Para mais informações sobre os produtos é recomendado que procure um profissional da área para auxiliar seus investimentos.

Comentários


bottom of page