top of page

Como Acontece o Processo Inflacionário?

  • Foto do escritor: Lucas Costa
    Lucas Costa
  • 21 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

A inflação é um fenômeno econômico que ocorre devido a vários fatores. Dentre eles, há um bastante conhecido: a "lei da oferta e demanda". Essa lei é bem simples do ponto de vista histórico, mas do ponto de vista econômico há várias variáveis que levam a uma explicação do seu comportamento, por exemplo: O que leva um indivíduo gastar mais dinheiro? Obviamente ter mais dinheiro, certo? Então caso se possua mais dinheiro, a tendência é que o consumo aumente. Com isso, as empresas, os produtores e os prestadores de serviços ao perceberem que os consumidores estão gastando mais, elevarão seus preços, pois sabem que o público pode gastar mais pelo mesmo produto, uma vez que há excesso de demando por aquele produto.


O mesmo acontece no inverso. Caso um produto seja produzido em grandes quantidades e há sobra deste, os seus preços tenderão a cair, uma vez que há um excesso de oferta desse produto. E dessa forma o mercado busca um equilíbrio, e os preços, por sua vez, sobem e descem de acordo com essa lei.


De forma resumida, a lei da oferta e demanda declara que quando a procura é alta, os preços sobem e, quando a oferta é alta, os preços caem. Isso ocorre com todos os produtos do mercado, sem exceção. Relacionando essa lei com o dinheiro, quando o preço de algo sobe, o nosso dinheiro perde valor, uma vez que precisamos de mais dinheiro para comprar o mesmo produto. Essa é a tão famosa INFLAÇÃO.


ree

Mesmo sendo o fenômeno mais comentado nas mídias, existe um outro fenômeno antagônico no mercado e que tem que ser comentado: a Deflação. A Deflação ocorre quando os preços dos produtos começam a cair de forma generalizada e persistente, gerando desconforto econômico para os produtores que podem chegar a desistir de produzir algo em virtude do baixo preço da venda.


Ambos os fenômenos possuem consequências desastrosas em nossas vidas e bem-estar econômico, pois a inflação gera desvalorização do nosso poder de compra e a deflação pode gerar desemprego em massa. Além disso, qualquer um dos processos podem culminar na temida Recessão, que é a estagnação completa ou quase total da economia de um país.


Mas é possível calcular ou quantificar tudo isso? Sim. O Governo através do IBGE recolhe dados do dia primeiro ao dia 30 de cada mês, considerando como cesta de serviços a de famílias com renda até 40 salários mínimos. O resultado é apurado e divulgado pelo mesmo instituto com nome de IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo.


Mas esse número não é aleatório e inesperado. O mesmo Governo possui o chamado Regime de Metas. Neste regime, a meta de inflação é constituída por um Centro de meta, que seria o valor ideal entendido pelo governo como uma inflação saudável. Veja os últimos números na imagem abaixo:


ree

E quais são as políticas adotadas pelo governo para regular essa oferta de dinheiro e consequentemente controlar a inflação? Através dessas 5 Políticas: Fiscal, Cambial, Creditícia, de Rendas e Monetária.


Um resumo objetivo com foco em entender o processo inflacionário é importante para entender que o preço dos produtos segue uma lei invisível no mercado: a lei da oferta e demanda. A autorregulação dos preços pode demorar anos até voltar em patamares pré-inflacionários, como na Pandemia da COVID-19. Nesses casos, a interferência estatal na economia acaba sendo inevitável e cabe ao Governo analisar o momento e utilizar das políticas citadas acima para reverter a situação e evitar um agravamento na crise.

Comentários


bottom of page